Imagine essa cena: você deitado na rede, cochilando, em uma tarde fresca de domingo, desfrutando da paz e do silêncio de sua utopia suburbana. Lentamente, sua mão esquerda relaxa, agarra seu pescoço e você desperta, encontrando sua própria mão presa na garganta com um golpe de kung-fu. Você tenta soltá-la com a outra mão, dedo por dedo, até que ela afrouxa um pouco e você fica lá, olhando para a mão que de uma hora para outra nem parece que é a sua. Embora pareça um filme de terror de segunda categoria, é realmente uma condição médica real e bastante estranha conhecida como "SMA" (síndrome da mão alienígena).




mão alienígena
Lee Balterman/Getty Images
Nesse artigo, explicaremos exatamente o que é a síndrome da mão alienígena, verificaremos a função do cérebro neste caso e examinaremos como a cultura popular parece estar ligada a essa condição incomum.
O que é exatamente a síndrome da mão alienígena?É um distúrbio neurológico raro em que uma mão funciona involuntariamente, sendo que a vítima não percebe sua ação. Embora o exemplo acima possa parecer extremo, as pessoas que sofrem de SMA apresentaram sintomas semelhantes em determinados casos. Sintomas menos horripilantes incluem agarrar e apertar, tocar o rosto ou rasgar a roupa involuntariamente. Casos mais extremos envolvem encher a boca com comida, impedir que a mão normal faça tarefas simples e cutucar e estrangular a si mesmo. Embora seja vista mais como uma questão de transtorno do que uma ameaça médica, as pessoas que sofrem dessa síndrome geralmente têm problemas psicológicos e perturbações, além de, ocasionalmente, sofrerem lesões como resultado das ações do membro renegado.




médicos
Will McIntyre/Getty Images
Até 1972, a síndrome da mão
alienígena não tinha sido claramente
 definida pelos médicos
A SMA difere-se de outras condições de movimentos involuntários em que as ações do membro afetado têm um propósito e são orientadas. A mão afetada pegará um objeto e tentará usá-lo, ou realizará uma simples tarefa, como abotoar e desabotoar uma camisa. Os pacientes conservam todas as sensações na mão alienígena, mas geralmente mostram movimentos involuntários. Esses pacientes também podem apresentar comportamentos estranhos, como falar com a mão, alegar possessão demoníaca ou referir-se dela na terceira pessoa.
Também conhecida como mão desordenada, a SMA foi identificada pela primeira vez em 1909 e, desde então, houve apenas 40 a 50 casos registrados. Acredita-se que outras ocorrências tenham recebido o diagnóstico incorreto como parte de um distúrbio existente de saúde mental. A raridade e a natureza não ameaçadora da SMA levaram a pouquíssimas pesquisas e à falta de dados concretos, resultando em uma condição inteiramente misteriosa. Entretanto, recentemente, foram descobertos novos dados que ajudam a identificar a parte do cérebro que está ativo durante os episódios de SMA.
Na próxima seção, veremos a função do cérebro por trás da SMA.
Função do cérebro




mãos acorrentadas
Fotógrafo: CAUGHT@Winterling I
Agência: Dreamstime
Muitas vítimas da síndrome chegam 
a tomar medidas extremas para
garantir que sua mão fique parada
Para compreendermos algo sobre a síndrome da mão alienígena, aprenderemos primeiramente sobre o cérebro e como ele funciona. O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, cada um com quatrolobos diferentes, todos funcionando juntos para criar, controlar e regular a fala, os movimentos, as emoções e um bilhão de outras subfunções. O lobo frontal é a seção responsável pelas habilidades motoras, como o movimento e a fala, e pelas funções cognitivas, como planejamento e organização, além de ser um bom lugar para se dar início à explicação da SMA [fonte: Mayo Clinic].
Vamos nos concentrar no planejamento e na organização. Suponhamos que você queira dar um golinho no seu café da manhã. O que parece uma tarefa simples é, na verdade, uma seqüência complexa de funções do cérebro, do momento em que você pensa "Humm, café", até ele encostar nos seus lábios.
Ao decidir dar um gole no café, o lobo frontal emite um sinal, planejando e organizando tudo que deve acontecer para que essa ação se complete. Você precisa alcançar a xícara, segurar a asa, levá-la à boca, beber e engolir e, então, colocar a xícara de volta e soltar a asa.
Esses sinais são enviados à região motora, área que vai do topo da cabeça à orelha e é responsável pelo controle de todos os movimentos do seu corpo.
O lobo frontal informa à região motora: "ei, preciso de um pouco de café, faça seu trabalho", e antes que você perceba, estará apreciando seu belo café da manhã. A chave para que isso aconteça é o envio correto das mensagens, graças ao corpo caloso [fonte: Mayo Clinic].




diagrama do cérebro
A lesão ao corpus collosum está no coração desse distúrbio raro
Pense no corpo caloso como o servidor de e-mails do cérebro, um grupo de nervos de envio de mensagens que se conecta e compartilha informações com os dois hemisférios. A síndrome da mão alienígena é o resultado da lesão desses nervos. Essa lesão ocorre com mais freqüência em pacientes com aneurismas (em inglês) cerebrais, derrame cerebral (em inglês) e naqueles com infecções no cérebro, mas também pode se manifestar como um efeito colateral de cirurgias, mais comumente após um procedimento radical que trate de casos extremos de epilepsia (em inglês). Quando o caloso sofre uma lesão, ele deixa diferentes seções do cérebro desconectadas e incapazes de se comunicarem - seu e-mail está permanentemente inativo. Com a SMA, uma mão funciona normalmente, realizando tarefas intencionais sem se comunicar com a outra mão, o que resulta em um membro que pode agir sozinho, às vezes, opondo-se ao lado que funciona.




Curiosidades médicas misteriosas

Foram feitas pouquíssimas pesquisas ao longo dos anos devido à raridade de casos, mas um estudo feito por uma equipe de médicos suíços, em julho de 2007, deu uma nova luz à SMA. Os médicos realizaram testes de ressonância magnética funcional em uma vítima da SMA para determinar quais seções do cérebro mostrariam atividade durante os movimentos planejados e não planejados. Eles descobriram que os movimentos planejados originavam-se no lobo frontal antes de serem enviados à região motora, enquanto os movimentos estranhos não mostraram nenhuma atividade no lobo frontal - eles partiam da própria região motora. Além disso, o sinal permanecia na região motora sem enviar uma mensagem de volta ao lobo frontal, fazendo com que as vítimas não percebessem seus próprios movimentos. Embora a região motora tenha sido, finalmente, escolhida como o centro da atividade, ainda não se sabe o que ativa os sinais, deixando a condição como uma curiosidade médica misteriosa.
Na próxima seção, veremos a cultura popular e como a síndrome da mão alienígena, apesar de seus raros diagnósticos, geralmente tem sido retratada nos livros, TV e filmes.
A síndrome da mão alienígena na cultura popular
Existem aproximadamente apenas cinqüenta casos relatados de síndrome da mão alienígena. O que surpreende é que o mundo literário e Hollywood por muito tempo falaram dessa condição, geralmente mudando a causa de uma lesão banal no cérebro ao cenário mais dramático de substituição do membro do doador maluco. A quantidade de casos fictícios de SMA é praticamente a mesma que a de casos reais. Isso pode ter a ver com a qualidade fascinante da condição, com o mistério que a cerca ou talvez, simplesmente, com o nome de ficção científica e a natureza fantasmagórica.
A SMA teve sua primeira grande aparição nas telas em 1935, no filme "Mad Love". A história trata de um médico obcecado que substituiu as mãos do marido de uma suposta amante pelas mãos de um assassino. Às vezes, a mão não é presa a nenhum corpo, como a mão assassina no filme de terror de segunda categoria de Oliver Stone, em 1981, "The Hand". A mão da "Família Addams" foi um meio de humor, em vez de traição. Ray Bradbury escreveu sobre a SMA em seu conto "Fever Dream", assim como fez Clive Barker em "The Body Politic". Ela foi retratada desde programas de TV como "Angel" e "Os Simpsons" até o videogame doméstico "Metal Gear Solid".
Entretanto, sua aparição mais famosa foi, sem dúvida, na obra-prima de 1964 de Stanley Kubrick, "Dr. Strangelove". Nesse filme, Peter Sellers, preso a uma cadeira de rodas como o Dr Strangelove, perde com freqüência o controle de seu braço direito, que por várias vezes tenta cumprimentar Nazi Party antes de ser segurado pela mão esquerda. A luta engraçada de Sellers contra a síndrome da mão alienígena tornou-se um dos momentos clássicos na história do cinema, e a própria SMA geralmente é citada como a "síndrome do Dr Strangelove".




Dr. Strangelove
Silver Screen Collection/Getty Images
Peter Sellers foi indicado ao Oscar por seu
trabalho cômico no filme "Dr Strangelove", de 1965
Independente da pouca quantidade de casos de síndrome da mão alienígena, ou do nosso pouco conhecimento sobre sua causa, o mistério e a intriga da condição, sem dúvida, continuarão inspirando escritores e produtores a explorarem seu potencial cômico e horripilante.




Existe cura?

Não existe nenhuma cura para a síndrome da mão alienígena, exceto, alguns tratamentos práticos. A pessoa aflita geralmente mantém a mão "ocupada" dando-lhe um objeto para segurar, embora alguns pacientes tenham ido mais longe e chegaram a usar luvas de forno ou a amarrar a mão perigosa atrás das costas. Embora não haja cura, foi relatado que pode ocorrer a recuperação gradual quando apenas um hemisfério do cérebro sofreu a lesão.